Sob autoria e edição geral do titular de Poética da UFRJ, Prof. Dr. Manuel Antônio de Castro, este dicionário não almeja a elucidação de conceitos, conforme já funcionam os demais dicionários. Ao contrário, sua proposta é a de levar o leitor (internauta) a questionar, fazendo-o imergir na profundidade do pensamento, uma vez que os verbetes trazem caminhos a serem trilhados e nunca definições pontuais. Ou seja, com citações bibliográficas de obras literárias ou críticas, com a elaboração de reflexões por parte do Prof. Manuel e/ou dos editores, ou ainda com a mescla destas duas modalidades de elaboração dos verbetes e fichas, o Dicionário de Poética e Pensamento ganha fluência e dinamicidade ao nos presentear com possibilidades e não com certezas.
Por ser gerado na internet a partir do software colaborativo wiki, o dicionário está em constante crescimento com a inserção contínua de novos verbetes ou fichas. Porém, somente os editores podem fazê-lo, o que não impede que os usuários possam dar sugestões, tirar dúvidas ou se manifestar como quiserem ao acessar a seção "Fale conosco".
Este é o convite oficial de lançamento:
Para saber mais, além de visitar a página do Dicionário de Poética e Pensamento, veja também a matéria que o jornal eletrônico da UFRJ, o Olhar Virtual, fez ao entrevistar o Prof. Manuel de Castro, clicando em http://www.olharvirtual.ufrj.
4 comentários:
Olá Fábio!!!
Gênial esse trabalho. Tenho acompanhado os textos do prof. Manuel (no blog Travessia). Esse passo é importante para aqueles que veêm na palavra uma ampliação da realidade, uma possiblidade de construção de um mundo. Parabens!!!
Olá Fábio!!!
Agradeço o convite mas infelizmente não poderei comparecer ao evento. Mas estou bem perto de ser seu colega de pós-graduação. Explico; amanhã dia 28/10 farei a prova de língua para o curso Ciência da literarura/poética. Não sei como funciona está última etapa, mas me parece que também é eliminatória, portanto espero fazer uma boa prova!!!!
Abraços.
Oh! "Mermão", valeu a força!!!
Respondi todas as questões mas a prova estava bem difícil, não sei não!. Agora..., acho injusto passar na arguição do projeto e ser desclassificado na língua!!! PÔ!!
Ps. Tem texto novo lá no blog. dá um pulo, lá!!
Postar um comentário