Amigos, entre os dias 26/04 e 28/06 darei junto com a professora Bianka Barbosa (Port./Literaturas – UFRJ e Filosofia – UFRJ) o curso de extensão intitulado “A poética do simples em Caeiro e Manoel de Barros”. Tal curso ocorrerá na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Iremos discutir, pensar e refletir a questão do simples e do desinteressante enquanto matérias de poesia nas escritas dos poetas citados, a partir dos textos propostos na ementa e, claro, de seus poemas.
Abaixo disponibilizo o cartaz do curso. E, caso haja algum interesse ou dúvidas, é só mandar um e-mail ou postar seu comentário aqui mesmo que informarei o quanto antes.
Abaixo, deixo também aos leitores o cronograma do curso:
26/04 – Ombros que emigraram para os pássaros: Caeiro, Manoel de Barros e a comunhão com o real.
03/05 – Introdução à poética de Caeiro a partir do diálogo com o texto: “O desaprendizado do símbolo (a poética do ver imediato)”, de Gilvan Fogel.
10/05 – A questão dos sentidos. Leitura e interpretação: “Poema II” de O Guardador de Rebanhos, Alberto Caeiro.
17/05 – A questão da escrita. Leitura e interpretação: “Poema XLVI” de O Guardador de Rebanhos, Alberto Caeiro.
24/05 – A questão da permanência e da mudança. Leitura e interpretação: “Poema XLVIII” de O Guardador de Rebanhos, Alberto Caeiro.
31/05 – Introdução à poética de Manoel de Barros a partir do diálogo com o texto-entrevista: “Com o poeta Manoel de Barros”, realizado por Martha Barros.
07 e 14/06 – Coisas que não levam a nada: leitura e interpretação do poema “Matéria de poesia”, Manoel de Barros.
21 e 28/06 – Usando palavra de ave para escrever: leitura e interpretação do poema “Menino do mato”, Manoel de Barros.
2 comentários:
Muito maneiro, Fábio. Parabéns.
João, que bom vê-lo por aqui! Obrigado!
Postar um comentário